quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Sobre licenças e permissões...

← Postagem anterior Próxima postagem → 

Esse blogue está licenciado pela Creative Commons - Attribution Non-Commercial. Esta licença permite que outros misturem, alterem e construam sobre os trabalhos aqui publicados, desde que o autor seja creditado, e desde que os fins não sejam comerciais.


Bem, o que vou falar não é nada novo.


Todo mundo que cria tem medo de ter sua criação copiada. Isso vale pra filmes, música, pinturas, quadrinhos e, o interesse desse blogue, textos. E com isso surge a polêmica discussão sobre publicar seus escritos na net ou não. Se publicar você será lido, mas corre o risco de ter seu amado trabalho copiado descaradamente. Se não publicar, poderá cair no anonimato. Claro que todos nós que escrevemos preferimos ser lidos. Então publicamos. Mas então, o que fazer para impedir o pior?

O pior virá, quer queira quer não. Se houver alguém disposto a te plagiar, ele o fará. Ponto. E haja dor de cabeça pra tomar as medidas cabíveis. Mas, há casos de pessoas bem intencionadas que, por gostarem do que você escreve, utilizam seu trabalho como referência, ou mesmo como base para outra criação. Um exemplo clássico são as fanfics. O que fazer, então?

Eu, particularmente, sou adepto da livre troca de conteúdo na web. Então, não reprimo um fanfiqueiro por fazer o que gosta. Foi com esse pensamento que a Universidade de Stanford criou uma licença diferente da copyright que conhecemos, a Creative Commons. Existem várias modalidades dessa licença, mas em geral ela serve para informar o leitor o que ele pode ou não fazer, permitindo o uso e reprodução da obra licenciada, desde que seja atribuído crédito ao autor. A forma dessa atribuição depende de cada licença.

----------------------------------------------------------------------------------------------

Para maiores discussões sobre a Creative Commons e outras licenças na web, acesse:
Dicas Blogger
Para saber como proteger o seu blogue ou página virtual, acesse:
Para se informar sobre outros tipos de licença Creative Commons, acesse:
Tipos de Creative Commons

2 comentários: